Cássia Cristina - Nutricionista

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Alimentação funcional é a base para um futuro saudável

Investir na ingestão de alimentos funcionais é sinônimo de saúde. São alimentos, que proporcionam benefícios médicos ou de saúde, incluindo a prevenção e o tratamento de doenças, ou seja, são alimentos que previnem o aparecimento de doenças e colaboram para o bem estar e a qualidade de vida de quem os consome.

Os dez alimentos funcionais que deixam você mais saudável

Aveia
Rica em fibras solúveis favorece o funcionamento intestinal, retardam a absorção de glicose e colesterol, e assim, previnem a obesidade e o diabetes. Alimento de baixo índice glicêmico, excelente com frutas antes da prática de atividade física.

Abacate
Fonte de gordura monoinsaturada. Este tipo de gordura ajuda a reduzir o colesterol e fortalecer os músculos, prevenindo lesões. Duas fatias pequenas por dia desta fruta já são suficientes para suprir o organismo com a dose diária necessária.

Banana
Fruta com alto teor de carboidrato, muito rica em potássio, nutriente envolvido na prevenção de dores musculares e no aparecimento de câimbras.

Cenoura
Rica em carboidratos complexos (que não são metabolizados como glicose). Uma cenoura média por dia é o ideal.

Ovos
Os ovos, que eram considerados vilões e condenados por aumentarem o colesterol no sangue, figuram hoje entre alimentos recomendados por ser fonte de ferro e proteínas (clara do ovo).

Castanhas
Fornecem energia por serem ricas em gordura do tipo monoinsaturada, que atua na redução do colesterol no sangue. Devem ser consumidas com moderação, pois essas sementes têm alto valor calórico. Evite as opções salgadas também.

Laranja
Fruta encontrada facilmente o ano todo, excelente fonte de vitamina C, antioxidante relacionado ao rejuvenescimento da pele e à manutenção do tecido muscular. Além disso, ajuda o organismo a absorver ferro, portanto, tome um suco rico nesta vitamina junto com as refeições. Ótimas fontes: laranja, caju, limão, acerola, morango, kiwi e tomate.

Iogurte
Fonte de proteínas; cálcio que fortalece os ossos e previne a osteoporose; e bactérias benéficas, fundamentais para o equilíbrio da microflora intestinal e fortalecimento do sistema imunológico. Prefira as versões desnatadas, que fornecem menos calorias e possuem uma digestão mais rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário